LEI O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO:

 

​ Os Princípios Éticos

 

   Você dialoga com aqueles que pensam de forma diferente da sua? Respeita o pensamento contrário, a fé contrária a sua? Respeito é uma palavra chave para entender e praticar os princípios éticos.

 

   Mas afinal, o que é ética? Você já ouviu falar em princípios éticos?

 

 Um dia o discípulo Gong Zi perguntou a seu mestre Confúcio: - “Existe uma palavra que pode servir como uma regra de conduta para toda a vida?”Confúcio: - “Não é a reciprocidade (ato de dar e receber) tal palavra? Aquilo que não desejas que seja feito a ti, não faça aos outros.”(Confúcio, Analectos)

 

 Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa: lei ou norma. A ética existe para que haja a possibilidade da convivência social. São regras de conduta que têm como objetivo o bem estar das sociedades. As diferentes culturas e religiões possuem princípios éticos e valores morais que as guiam e são parte de sua doutrina.

 

 Vamos conhecer alguns destes princípios?!

 

Judaíco/Cristão: no Livro de Êxodo, 20:3-17, do Antigo Testamento Moisés, depois de subir ao Monte Sinai, volta com a Tábua da Lei ou os Dez Mandamentos. O primeiro dos Dez Mandamentos, tornou-se a base da doutrina de Cristo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo.”

 

Indígena: os Guarani Ñandewa tem seu código ético baseado no equilíbrio das relações com a natureza onde tudo é sagrado, pois pertence ao mesmo espírito. Para eles o “Mborayu”, o espírito que nos une, está em tudo, conectando todas as coisas em um fluxo permanente.

 

Budismo: como explica Sua Santidade Dalai Lama, “é difícil imaginar um sistema ético significativo separado da experiência individual do sofrimento e da felicidade”. Para o budismo há 4 (quatro) Nobres Verdades: 1. existe o sofrimento; 2. tem as causas do sofrimento; 3. é possível superar o sofrimento; 4. existe um caminho que leva à esta liberação (o nobre caminho óctuplo – indicado na figura ao lado); princípios do nobre caminho óctuplo: visão correta; pensamento correto; discurso correto, ação correta, modo de vida correto; diligência correta; atenção correta; concentração correta.

 

 Ética na Grécia Antiga: o filósofo grego Aristóteles (século V a.C) afirmava que o sentido da vida é a felicidade. Encontrada por meio da virtude da mediania, ou seja, para Aristóteles seríamos felizes se encontrássemos o caminho do meio entre dois extremos. Por exemplo: um soldado durante uma batalha não pode ser corajoso em excesso, pois poderia por tudo a perder. Mas, também, não pode ser pouquíssimo corajoso, pois isso seria a covardia e assim poderia por tudo a perder. Ele precisa encontrar o equilíbrio entre esses dois extremos para ser virtuoso, desse modo terá sucesso na batalha e será, consequentemente, feliz.

 

http://www.aulaparana.pr.gov.br/sites/aulaparana/arquivos_restritos/files/documento/2020-06/ensino_religioso_6ano_7semana.pdf

 

 

COPIE EM SEU CADERNO AS PERGUNTAS, MARQUE UM X SOBRE A LETRA QUE VC CONSIDERA CORRETE, TIRE UMA FOTO E ENVIA PARA: online.historia.loide@gmail.com até o dia 26/10

 

1. Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa:

a) costume ou hábito.

b) desgoverno ou desmando.

c) equidade ou paridade

d) lei ou norma.

 

2. Para Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, é difícil imaginar um sistema ético que seja realmente significativo sem que vivenciemos duas experiências individuais, são elas:

a) mágoa e perdão.

b) inveja e admiração.

c) sofrimento e felicidade.

d) desobediência e obediência