PRIMEIRA AULA - 27/10 - 01 AULA E 03/11 - 01 AULA

LEI O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO:

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA ÉTICA PARA SOCIEDADE

 

   Ethos designa costume ou moradia, o lugar onde se vive, o caráter, o modo de ser no mundo, a origem dos valores, as normas que estruturam uma civilização, um povo, um grupo social ou simplesmente, de um indivíduo.

 

   É do próprio ser humano buscar a resposta adequada conforme o lugar, o tempo, as tradições e os costumes. Cada grupo cria um modo próprio habitual de compreender o mundo. O ser humano demonstra consciência ética pela capacidade de conviver de forma respeitosa e equilibrada no seu grupo social.

 

   Olhando em torno de nós, verificamos de maneira prática, que a falta de diálogo entre as pessoas, o desrespeito aos direitos alheios, a intolerância com as diferenças e a omissão no exercício da cidadania, mostram a distância que nos separa da consciência ética.

   

   Há, na verdade, uma ruptura entre o indivíduo, que se fecha sobre si mesmo, e a vida da comunidade, com os seus valores, sobre os quais se ergue a sociedade. A identidade do grupo organizado é enfraquecida, e prevalece a visão do ser humano como indivíduo independente, sem compromisso com o outro. O ideal das pessoas projeta-se a partir de interesses particulares, vulneráveis aos impulsos do momento. Falta uma visão mais consistente e objetiva de uma ética partilhada pela sociedade, ou, ao menos, pela comunidade definida.

 

   O ser humano ao atingir a consciência ética pode ser identificado com a personalidade elevada capaz de avaliar com isenção e profundidade as pessoas e os acontecimentos. Reconhece suas limitações, age com equilíbrio e projeta o interesse das suas ações além do benefício individual.

  1. Qual a diferença entre ethos e caráter.

  2. Por que a consciência ética é tão importante em um grupo social?

  3. O que pode acontecer quando o indivíduo encontra a consciência ética.

SEGUNDA AULA - 03/11 - 01 AULA

COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO AS PERGUNTAS, TIRE UMA FOTO E ENVIA PARA: online.historia.loide@gmail.com até o dia 09/11