APN 4
LIVE AO VIVO - 8  ANO APN4.png
VÍDEO AULA - O QUE FAZER
CLIQUE AQUI.png

TRABALHO DE HISTÓRIA

PROF. VALDIR STEFFEN

A Revolução Industrial

   A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

   O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios. Com essas máquinas, era possível tecer uma quantidade de fios que manualmente exigiria a utilização de várias pessoas.

   Posteriormente, no começo do século XIX, o desenvolvimento tecnológico foi utilizado na criação da locomotiva e das estradas de ferro, que, a partir da década de 1830, foram construídas por toda a Inglaterra. A construção das estradas de ferro contribuiu para ampliar o crescimento industrial, uma vez que diminuiu as distâncias, ao tornar as viagens mais curtas, e ampliou a capacidade de locomoção de mercadorias.

   Com a maquinofatura, não era mais necessária a utilização de vários trabalhadores especializados para produzir uma mercadoria, pois uma pessoa manuseando as máquinas conseguiria fazer todo o processo sozinha. Com isso, o salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais.

   Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.

   Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam. O acidente mais comum era quando os trabalhadores tinham seus dedos presos na máquina, e muitos os perdiam. Os trabalhadores que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não receberiam seu salário. Só eram pagos os funcionários que trabalhavam efetivamente.

   A Revolução Industrial pode ser divida em três grandes fases: Primeira Revolução Industrial; Segunda Revolução Industrial e a Terceira Revolução Industrial.

 

Primeira Revolução Industrial:

​   Essa fase é marcada especialmente pela: substituição da energia produzida pelo homem por energias como a vapor, eólica e hidráulica; substituição da produção artesanal (manufatura) pela indústria (maquinofatura); existência de novas relações de trabalho. As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram: a utilização do carvão como fonte de energia; o consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva; desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.

A Segunda Revolução Industrial:

   Refere-se ao período entre a segunda metade do século XIX até meados do século XX, tendo seu fim durante a Segunda Guerra Mundial. As principais invenções dessa fase estão associadas ao uso do petróleo como fonte de energia, utilizado na nova invenção: o motor à combustão. A eletricidade, que antes era utilizada apenas para desenvolvimento de pesquisas em laboratórios, nesse período, começou a ser usada para o funcionamento de motores, com destaque para os motores elétricos e à explosão. O ferro, que antes era largamente utilizado, passou a ser substituído pelo aço.

 

Terceira Revolução Industrial:

​   Também conhecida como Revolução Tecnocientífica, iniciou-se na metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. A introdução da biotecnologia, robótica, avanços na área da genética, telecomunicações, eletrônica, transporte, entre outras áreas, transformaram não só a produção, como também as relações sociais, o modo de vida da sociedade e o espaço geográfico. Todo esse desenvolvimento proporcionado pelos avanços obtidas nas diversas áreas científicas relacionam-se ao que chamamos de globalização: tudo converge para a diminuição do tempo e das distâncias, ligando pessoas, lugares, transmitindo informações instantaneamente, superando, então, os desafios e obstáculos que permeiam a localização geográfica, as diferenças culturais, físicas e sociais.

1. De acordo com o 1, 2º e 3º parágrafos, qual foi o primeiro ramo de produção da Revolução Industrial e a consequência na construção das locomotivas. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

 

2. Conforme o 4º, 5º e 6º parágrafos, como era a vida de um trabalhador inglês em um fábrica na Inglaterra. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

 

3. De acordo com o subtítulos: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial; escreva um pequeno resumo quanto as suas principais características. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm

 

ILUMINISMO

   A origem do nome vem do latim “lumini”, que quer dizer luz. Já nesse tempo, o fato de se ter uma ideia era considerada uma luz para se encontrar a saída de qualquer problema. O conceito foi adaptado para a busca do conhecimento, a busca da verdade laica, sem depender de dogmas religiosos. Com você, o Iluminismo.

   No século XVIII, um grupo de pensadores começou a se mobilizar em torno da defesa de ideias que pautavam a renovação de práticas e instituições vigentes em toda Europa. Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.

   Dessa maneira, os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segunda a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência.

Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:

John Locke: considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia. Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire: destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

 

Montesquieu: em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau: Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

 

Quesnay: foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

Adam Smith: foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:

- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;

- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;

- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.

4. De acordo com o 1º parágrafo, qual o significado de ILUMINISMO. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

5.  Lendo o 2º e 3º parágrafos, no que o iluministas se preocuparam em denunciar. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

6. Conforme os pensadores iluministas acima, escolha três e faça um pequeno resumo. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos.

 

https://www.stoodi.com.br/blog/sociologia/o-que-foi-o-iluminismo/

convert-images-pdf-windows-10.jpg
ENVIO DA APN4 - 8º ANOS.png
CLIQUE AQUI.png
gmail.jpg
gmail.jpg
36241.jpg
índice.jpg
GooglePlayStoreGratis.jpg
29-app-store-scaled.jpg
CLASSROOM 8 A.png
CLASSROOM 8 B.png
CLASSROOM 8 C.png