APN 4
LIVE AO VIVO - 9  ANO APN4.png
VÍDEO AULA - O QUE FAZER
CLIQUE AQUI.png

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

 

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre 1914 e 1918 com as principais potências da Europa. O seu caráter mundial estava relacionado ao fato de os conflitos envolverem todas as grandes potências do mundo capitalista ocidental.

 

Vários foram os fatores de eclosão da Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 1870, um sentimento de nacionalismo estava se acirrando entre as principais potências europeias. A derrota da França para a Prússia, na Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871, estimulou o revanchismo francês.

 

A disputa por territórios coloniais na África e na Ásia pelas potências europeias estava relacionada à necessidade de manter territórios ricos em matérias-primas necessárias à grande indústria europeia. A Alemanha e os EUA começavam a desbancar a Inglaterra como única potência industrial do mundo. Para garantir as fontes de matérias-primas e os mercados consumidores dos produtos industriais houve uma corrida armamentista, que fortaleceu os exércitos e estimulou a produção de novos armamentos.

 

A partir daí o sistema de alianças entrou em funcionamento, com o envolvimento direto no conflito da Alemanha, França e Inglaterra. Tinha início a Primeira Guerra Mundial. A Primeira Guerra pode ser dividida em duas fases: uma guerra de movimento, entre 1914 e 1915; e uma guerra de posição, ou guerra de trincheiras, entre 1915 e 1918.

 

A guerra de movimento foi o momento em que principalmente as tropas alemãs conseguiram se deslocar com mais intensidade, resultando em várias vitórias sobre os países da Entente, principalmente a França e a Rússia.

 

A guerra de trincheiras ficou conhecida por esse nome pelo fato de as tropas não conseguirem avançar sobre o território inimigo, mantendo-se mais fixas em suas trincheiras, mesmo com a utilização de aviões e armas químicas. Tal situação causou inúmeras mortes entre os exércitos. Nessa fase da guerra entraram outros países de ambos os lados em conflito. Do lado da Entente, participaram Japão, Itália, Romênia e Grécia. Do lado das Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) houve o apoio do Império Turco-Otomano e da Bulgária.

 

Depoimento de soldados na Primeira Guerra Mundial.

As trincheiras protegiam os soldados das batalhas em campo aberto, porém essa proteção não foi tão eficaz, pois várias trincheiras foram atingidas quase sempre por bombas e granadas que explodiam e vitimavam milhares de soldados.

 

O cotidiano nas trincheiras não era fácil, muitos combatentes morriam com as doenças espalhadas por ratos que dividiam os espaços, os alimentos e a água com os soldados. Quando soldados morriam dentro das trincheiras, muitas vezes não era possível retirá-los, desta forma, vários corpos se decompunham nas valas e o odor se tornava insuportável para os soldados.

 

“A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, os mesmos ratos, crescendo como mato, os mesmos abrigos, nada de novo, os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, os mesmo cadáveres no front,” “A mesma metralha, das duas às quatro, como se sempre cavando, como sempre caçando, a mesma velha guerra dos diabos.”

 

“Ainda estou atolado nesta trincheira. (...) Não me lavei. Nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a média de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia. Não creio que já tenhamos começado a rastejar como animais, mas não acredito que me tivesse dado conta se já houvesse começado: é um questão de somenos.”

 

O cotidiano dos soldados nas trincheiras era perpassado por enormes dificuldades, as valas viviam cheias de águas das chuvas que misturavam na terra e formavam os barros que grudavam nas meias e botas dos soldados, geralmente quando os barros secavam nos pés dos soldados, muitos tinham que cortar o couro do pé para conseguir retirar as meias. As febres eram constantes nas trincheiras, as micoses e frieiras.

 

As dificuldades durante a Primeira Guerra Mundial não foram poucas, milhões de soldados perderam suas vidas dentro das trincheiras e durante a guerra, não importa se eram soldados nazistas, ingleses, franceses, o que importa é que eram vidas que foram perdidas.

 

https://www.preparaenem.com/historia/cotidiano-nas-trincheiras.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-primeira-guerra-mundial.htm

 

1. Vários motivos desencadearam a Primeira Guerra Mundial. De acordo com o 1º, 2º e 3º parágrafos explique: (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos

a. Sentimento de nacionalismo.

b. Disputa por territórios colônias.

 

2. De acordo com o 4º, 5º e 6º parágrafos, explique as duas fazes da Guerra. (copie a pergunta e responda em seu caderno)– 0,42 pontos

a. Guerra de movimento

b. Guerra de trincheiras

 

3. Os horrores que os soldados passaram durante a Guerra foram marcantes e trouxeram sequelas a milhões de seres humanos. Leia: Depoimento de soldados na Primeira Guerra Mundial (7º ao 12º parágrafos) e faça um pequeno resumo dos pontos que mais lhe chamaram a atenção. (copie a pergunta e responda em seu caderno)– 0,42 pontos

 

OS LOUCOS ANOS 20

 

Após o fim da I Guerra Mundial, a sociedade americana da década de 1920 assistiu a um crescimento econômico sem paralelo. As famílias compraram, pela primeira vez, carros, telefones e rádios, as mulheres ganharam o direito ao voto, mudando a sua forma de vestir, apresentando-se à sociedade de forma mais ousada. O mundo ocidental, de súbito, tornou-se um lugar glamoroso, opulento, sedutor e decadente. No famoso ensaio de F. Scott Fitzgerald sobre a época, “Echoes of the Jazz Age”, escreveu: “Foi uma era de milagres, uma era de arte, uma era de excesso e uma era de sátira.”

 

Uma nova mulher:

 

A expressão “nova mulher” resultou das transformações, tanto a nível físico como de mentalidade. A mulher passou a usar um novo tipo de vestuário: libertou-se dos espartilhos, diminuiu o comprimento das saias e desceu as cintas. Cortou os cabelos à “garçonne”. Exagerou na maquiagem e no uso da “bijouterie“ (colares, pulseiras, plumas, fivelas).

 

Passou a andar de bicicleta, a dançar o tango, a conduzir automóvel, a fumar, a jogar tênis, a frequentar as piscinas mistas. Surgiram os movimentos feministas que lutavam pela alteração de “dois pesos e duas medidas” (diferença de tratamento em relação ao homem e à mulher). Estas reivindicavam novas liberdades e recusavam o modelo das suas mães e avós. Batiam-se pela: igualdade de oportunidades na educação, na profissão, em relação à tutela dos filhos e à propriedade.

 

Nos países mais desenvolvidos, algumas destas reivindicações já tinham sido satisfeitas: as jovens podiam frequentar as escolas secundárias e universidades. Havia já mulheres médicas e dentistas. Por exemplo, na Grã-Bretanha, a lei assegurava à mulher casada o direito de receber heranças e ter rendas próprias.

 

Entretanto, todo o arcabouço de avanços tecnocientíficos que fez progredir amplamente a sociedade industrial durante a Belle Époque também teve o seu contraponto. O mesmo tipo de tecnologia desenvolvido começava a ser aplicado ferozmente na produção de armamentos pesados jamais vistos: bombas de grande poder de destruição, canhões, carros blindados, metralhadoras, gases tóxicos etc. Além disso, o recém-criado avião – um dos símbolos do triunfo da Belle Époque – tornou-se uma das armas mais temidas. As grandes potências da época, França, Rússia, Inglaterra e Alemanha, cada vez mais acentuavam seu nacionalismo, e isso gerava uma tensão cujas consequências eram difíceis de se prever. Como diz Max Hastings, não é de se surpreender:

 

https://notapositiva.com/loucos-anos-20/#

https://www.todamateria.com.br/belle-epoque/

 

4. De acordo com o 1º parágrafo, quais foram as principais características da sociedade americana nos anos 20. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos

5. Conforme o 2º, 3º e 4º parágrafos, qual o significado de: Uma nova mulher. (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos

6. Nem tudo são flores, de acordo com o 5º parágrafo, quais problemas os loucos anos 20 trouxeram.  (copie a pergunta e responda em seu caderno) – 0,42 pontos

convert-images-pdf-windows-10.jpg
ENVIO DA APN4 - 9º ANOS.png
CLIQUE AQUI.png
gmail.jpg
36241.jpg
índice.jpg
GooglePlayStoreGratis.jpg
29-app-store-scaled.jpg
CLASSROOM 9 A LOIDE.png
CLASSROOM 9 B LOIDE.png