images_edited.jpg
HISTÓRIA
índice.jpg
LIVE AO VIVO - 9  ANO.png
AULA - TOTALITARISMO
CLIQUE AQUI.png

DE ACORDO COM O TEXTO ABAIXO, FAÇA UM PEQUENO RESUMO (A LÁPIS OU CANETA EM SEU CADERNO) DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NAZIFASCISMO:

 

LEMBRANDO EM COLOCAR SEU NOME E TURMA.

 

COM O TRABALHO FEITO, TIRE UMA FOTOGRAFIA E ENVIE PARA: online.historia.loide@gmail.com ou CARREGUE NO CLASSROOM ATÉ O DIA 17/05.

 

APN5 – HISTÓRIA – PROF. VALDIR STEFFEN

 

NOME:_______________________

 

TURMA: 9ºA(   ) OU  9ºB(   )

 

FAÇA UM PEQUENO RESUMO (A LÁPIS OU CANETA EM SEU CADERNO) DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO NAZIFASCISMO:

 

A. TOTALITARISMO

 

B. MILITARISMO

 

C. IDEAL DA SUPERIORIDADE

 

D. ANTISSEMITISMO

Características do Nazifascismo

 

  As características principais do nazifascismo nos países em que se instaurou foram semelhantes, principalmente na Itália e Alemanha, sob a forma de fascismo e nazismo, respectivamente. Eram regimes totalitários, baseados no nacionalismo, militarismo, corporativismo, expansionismo, anticomunismo, anti-liberalismo, antissemitismo e superioridade racial.

  O totalitarismo ou anti-liberalismo tratava da subordinação total dos indivíduos ao Estado: Como afirmava Mussolini, o ditador fascista da Itália: “Nada deve haver acima do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado”.

  O militarismo pregava que a expansão é uma necessidade inerente à vida das nações e seu instrumento é a guerra, que fortalece os indivíduos e regenera o povo. “Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões…” (Hitler).

  O ideal da superioridade racial esteve mais presente na Alemanha. O nazismo pregava que a raça ariana, representada pelos alemães, estava destinada a dominar as raças inferiores, representadas pelos judeus, negros, eslavos e outros povos considerados inferiores. “Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça superior.” (Hitler).

  O antissemitismo refere-se a diversas formas de preconceito que se dão quando características estereotipadas são direcionadas a um sujeito, um hebreu ou, ainda, a judeus, colocando-os de forma pejorativa. A exemplo de aproveitadores, salteadores, bandoleiros, desonestos ou corruptos. Mesmo que o termo “antissemita” não se restrinja apenas aos judeus, ele faz referência à discriminação, intolerância e culto ao ódio contra os povos assírios, fenícios, hebraicos e árabes.

  No contexto bíblico, ligam esses povos ao primogênito de Noé (Sem) e colocando-os como seus descentes dissemina-se ideologias de ódio aos judeus - posto que o termo foi gravado para apontar “ódio aos judeus” (judenhass) antes da guerra na Alemanha – e, pulverizado por Wilhelm Marr, um jornalista alemão.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/historia/nazi-fascismo.htm

convert-images-pdf-windows-10.jpg
gmail.jpg
36241.jpg
índice.jpg
CLASSROOM 9 A LOIDE.png
CLASSROOM 9 B LOIDE.png